(Exclusivo para a defesa) Participe gratuitamente do desafio de leitura do Síntese Criminal

Durante 7 dias, 7 acórdãos/teses/precedentes paradigmáticos para a defesa deverão ser lidos. O tema do primeiro desafio é ‘revogação de prisões preventivas e medidas cautelares diversas’. Vamos juntos?

Junte-se a mais de 1.400 criminalistas já inscritos

Picture of Redação Síntese Criminal

Redação Síntese Criminal

Maior projeto de monitoramento criminal defensivo

Alegação genérica que facção criminosa comanda a região onde réu foi preso não é suficiente para condená-lo por associação para o tráfico, decide STJ

Créditos: Gustavo Lima/STJ.

A condenação pelo crime de associação para o tráfico (artigo 35 da Lei 11.343/13) exige a demonstração concreta e da permanência da associação criminosa.

Foi o que decidiu a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça ao reconhecer a ausência de provas no caso de um homem condenado por tráfico e associação no Rio de Janeiro. No caso, a associação foi reconhecida apenas sob o argumento de que a região onde a prisão ocorreu era dominada pela facção “Comanda Vermelho”.

“As premissas fáticas delineadas pelas instâncias ordinárias não demonstraram, de forma concreta e efetiva, o vínculo associativo autônomo, estável e permanente, além do mero concurso de agentes para a configuração do delito de tráfico”, assentou a Turma ao reconhecer a necessidade de absolvição.

Número: AgRg no HC 778.279/RJ.

Clique aqui para baixar o acórdão.

Leia também

plugins premium WordPress