DADOS INÉDITOS: mais de 50% da advocacia brasileira tem menos de 10 anos de carreira e apenas 5% ganha mais de 20 salários mínimos

OAB começou a divulgar o resultado do Estudo Demográfico da Advocacia Brasileira (PerfilADV), levantamento inédito no país
Créditos: Raul Spinassé/CFOAB.

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) começou a divulgar parte dos resultados do Estudo Demográfico da Advocacia Brasileira (PerfilADV), que tem como escopo conhecer a realidade da advocacia brasileira, e os números assustam.

Dentre as informações, duas chamam mais a atenção:

a) A juventude da advocacia brasileira, já que 52% dos advogados do país tem menos de 10 anos de carreira &

b) A baixa remuneração: enquanto a maioria dos advogados recebe menos de 5 salários mínimos, apenas 4,93% ganha mais de 20 salários (piso médio do Ministério Público e do Judiciário).

PRERROGATIVAS VIOLADAS: outro dado que chama a atenção é o número de violações às prerrogativas da advocacia relatados pelos advogados do país. A pesquisa mostra que 30% da advocacia já teve prerrogativas ou honorários desrespeitados.

• Destes, nem metade formalizou reclamação.

ÁREA CRIMINAL NÃO ESTÁ ENTRE AS QUE ATRAEM MAIS PROFISSIONAIS: a área cível é a que mais possui profissionais (25,93%). Em seguida, aparecem Família e Sucessão (11,7%); Trabalhista (11,51%) e o Previdenciário (10,96%).

Outros dados importantes:

🏠HOME OFFICE: 42,66% dos advogados trabalham em casa.

👨‍⚕️SAÚDE: 30% não possui plano de saúde.

👩‍💼PRESENÇA FEMININA: 51,43% são mulheres

Com informações do CFOAB.

Leia também

plugins premium WordPress