Em coletiva realizada nesta sexta (31), o ministro Alexandre de Moraes falou para a sua expectativa para o perfil do próximo integrante do Supremo Tribunal Federal, que sucederá o ministro Ricardo Lewandowski. Moraes também falou sobre a possibilidade de o presidente Lula indicar Cristiano Zanin, seu advogado pessoal, para a vaga que será aberta a partir da aposentadoria de Lewandowski.
Sobre o novo ministro
- Alexandre pontuou que espera integridade, competência e coragem do sucessor de Lewandowski;
- “Eu espero que o novo substituto seja alguém que possa honrar a cadeira do ministro Ricardo Lewandowski. É um grande ministro, é professor titular do Largo de São Francisco (Universidade de Direito da USP) e foi meu professor em 1986. Então, vai fazer muita falta ao STF”, disse.
Sobre a provável indicação de Zanin:
- “Eu não acho nada”, respondeu ao ser perguntado;
- “Até porque a Constituição determina que compete ao presidente da República indicar uma pessoa, um brasileiro nato, com mais de 35 anos e menos de 70, de notável saber jurídico e ilibada conduta. E compete ao Senado Federal aprovar esse nome. Então, isso não é algo que o Supremo Tribunal Federal e seus membros devam analisar”, arrematou o ministro.