Antes cotado para o Ministério da Justiça, o ministro Ricardo Lewandowski agora surge como nome forte para ocupar o cargo de chefe das Forças Armadas do governo de Lula, presidente eleito que tomará posse no dia 1º de janeiro de 2023.
Lewandowski é considerado um bom nome tanto pelo presidente eleito, quanto pelos ministros do Supremo Tribunal Federal. Uma informação pouco divulgada sobre a vida do ministro é que ele é segundo-tenente da reserva do Exército e possui bom trânsito dentro da caserna.
As informações são da colunista Bela Megale, do O Globo.
A vida como militar
Ricardo Enrique Lewandowski ingressou no Exército em 1967, após realizar o Curso Preparatório de Oficiais da Reserva de São Paulo (CPOR/SP), tendo servido como segundo-tenente no 17º Regimento de Cavalaria, em Pirassununga.
Há alguns anos, enquanto exercia a presidência do Supremo Tribunal Federal, o ministro visitou o 1º RCG, em Brasília, tendo sido recebido pelo então Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas. O ministro contou com escolta de honra a cavalo.