A Procuradoria-Geral da República (PGR) ofereceu denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) pelo crime de calúnia contra o ministro Gilmar Mendes, membro da Corte. A denúncia foi feita após um vídeo viralizar nas redes sociais na última sexta-feira (14). Nele, Moro fala com interlocutores sobre “comprar um habeas corpus de Gilmar Mendes”.
O que diz a Procuradoria Geral da República:
- Segundo a PGR, Moro cometeu o crime de calúnia contra o ministro do STF ao sugerir que ele pratica corrupção passiva. Além disso, a PGR afirma que Moro estava ciente da gravidade do que estava dizendo praticou o crime na frente de muitas pessoas e sabendo que estava sendo filmado. A PGR também acredita que o ex-juiz agiu com o claro objetivo de depreciar e desacreditar a atuação de Gilmar Mendes na Corte.
- A PGR pediu que Moro seja notificado para responder às acusações em um prazo de 15 dias e que o STF inicie um processo criminal no caso. A PGR também solicitou a preservação do vídeo que foi postado no Instagram mostrando Moro fazendo a declaração controversa.
Com informações da Coluna de Mônica Bergamo, da Folha.