O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) apresentou, nesta quarta-feira (25), o SAVIA (Sistema Assistente Virtual de Inteligência Artificial), ferramenta orientada por inteligência artificial que promete auxiliar magistrados, servidores e colaboradores do setor administrativo do tribunal na redação de textos e documentos.
Segundo o tribunal, a ferramenta é baseada na plataforma ChatGPT, que vem causando rebuliço e impacto na internet. Recentemente, a Inteligência Artificial (IA) robô foi aprovada em provas para médico, advogado e MBA nos EUA.
A nova ferramenta, que será testada para o desenvolvimento de atividades administrativas, poderá futuramente ser adotada pelo TJMG auxiliando na redação de e-mails, portarias, resoluções, relatórios e textos em geral, informou o TJMG.
Ainda segundo o tribunal, todas as informações desejadas pelo usuário são faladas ou digitadas e a ferramenta, em questão de segundos, é capaz de buscar todas as informações solicitadas na Internet e sugerir o texto desejado. Caberá ao usuário realizar as correções que julgar pertinentes.
Segundo Rodrigo Martins Faria, juiz auxiliar da presidência do TJMG, ainda não há data para a utilização da ferramenta, visto que o serviço ainda não foi disponibilizado pela OpenAI (empresa criadora da IA) para consumo em produção.
Informações da Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG