Zanin é o nome mais forte para ocupar a vaga de Lewandowski, diz colunista

Segundo colunista do UOL, interlocutores de Lula afirmam que o advogado criminalista é o mais forte na disputa

Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4

A dois meses da aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski, a corrida pela cadeira que ficará vazia no STF (Supremo Tribunal Federal) se intensificou em Brasília.

Segundo a colunista Carolina Brígido, do UOL, nos últimos dias, ministros do governo e auxiliares próximos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) têm recebido para conversas mais candidatos à vaga. Ouvidas pela coluna reservadamente, pessoas próximas de Lula estariam dizendo que o mais provável é o presidente escolher o advogado criminalista Cristiano Zanin, que o defendeu na Lava Jato. “É o mais forte, com larga distância sobre os demais”, disse um interlocutor.

Segundo a colunista, para ele “não haverá surpresas” na escolha.

Ela também afirma que além da vaga da ministra Rosa Weber, que se aposentará em outubro, outra cadeira também pode ficar vaga em breve, já que Luís Roberto Barroso teria dito a pessoas próximas que pretende antecipar sua aposentadoria para 2025, o que resultaria na terceira vaga de Lula no tribunal.

Os principais conselheiros de Lula para a escolha da vaga no STF seriam Flávio Dino, ministro da Justiça; Augusto de Arruda Botelho, secretário nacional de Justiça; Alexandre Padilha, ministro-chefe das Relações Institucionais; Wellington César Lima e Silva, o secretário de Assuntos Jurídicos da Casa Civil; e Jorge Messias, atual AGU.

Leia também

plugins premium WordPress